Data: 10-10-2014
Criterio: N/A
Avaliador: Rodrigo Amaro
Revisor: Luiz Santos
Analista(s) de Dados: Roberta Hering
Analista(s) SIG: Marcelo
Especialista(s): Gustavo Martinelli
Justificativa
Erva terrícola de ocorrência no domínio fitogeográfico do Cerrado, em áreas de Campos Rupestres, sobre afloramentos rochosos (Oliveira et al., 2009; Valls & Oliveira; CNCFlora, 2013). Ocorre nos estados de Goiás, município de Cavalcante, região da Chapada dos Veadeiros. Existem registros de coleta para a espécie também no estado do Tocantins, nos municípios de Palmeirópolis e São Salvador do Tocantins (Valls & Oliveira; CNCFlora 2013). São necessários maiores esforços de coleta e um aumento do conhecimento sobre a espécie, a fim de se definir seu real estado de conservação na natureza.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Paspalum vallsii R.C.Oliveira & G.H.Rua;
Família: Poaceae
Espécie descrita em Syst. Bot. 30(3): 530 (-532; fig. 1). 2005 [22 Aug 2005].
Espécie considerada ocasional no local de coleta (G. Pereira da Silva et al. 6438).
Endêmica do Brasil, ocorre nas regiões Norte no estado do Tocantins e, no Centro-oeste, em Goiás (Valls & Oliveira, 2013), na Chapada dos Veadeiros, no município de Cavalcante. Considerada como ocasional no local de coleta em área de influência da UHE Cana Brava, canteiro de obras a cerca de 350 m de altitude (Oliveira & Rua, 2005).
Erva perene, ereta, com cerca de 95 cm de altura, ocorre no Cerrado lato sensu em substrato terrícola (Oliveira et al., 2009; Valls & Oliveira, 2013) e em solo arenoso (G. Pereira da Silva et al. 6438). Considerada também como erva cespitosa e ocasional no local de coleta (G. Pereira da Silva et al. 6438)
Encontrada fértil em abril (Oliveira & Rua, 2005).
3.2 Mining & quarrying
Incidência
regional
Severidade
very high
Detalhes
Cavalcante ficou conhecida a partir da descoberta de imensa mina de ouro de grande profundidade à margem do córrego Lava Pés, na serra da Cavalhada (IBGE, 2013). A extração mineral, embora tenha perdido sua importância inicial na economia local, ainda é praticada pontualmente, de forma mecanizada ou em pequena escala, de modo rudimentar na Chapada dos Veadeiros (Barbosa, 2008). O ouro é ainda extraído no mesmo local do século XVIII e o garimpo é ainda um dos impactos na região (Damando, 2003).
2.1.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência
regional
Severidade
high
Detalhes
A espécie ocorre nos estados de Goiás e Tocantins, onde são muito comuns as culturas agrícolas, que estão entre ameaças existentes para a vegetação nativa (Sano et al., 2010). No município de Cavalcante há atividade agrícola em expansão (Lara et al., 2007) havendo cultura de arroz, feijão, mandioca, milho e cana-de-açúcar (Damando, 2003).
2.3.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência
regional
Severidade
very high
Detalhes
Cerca de 20% das terras nos municípios do entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros são utilizadas para a formação de pastagens, sendo esse impacto preocupante para a conservação do Cerrado em Goiás (MMA/ICMBIO, 2009).
8.1.2 Named species
Incidência
regional
Severidade
very high
Detalhes
O capim-gordura, Mellinis minutiflora, assim como diversas espécies de braquiária (Urochloa sp.), ameaçam a diversidade natural do cerrado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no planalto central, sendo igualmente comum em muitas outras regiões (Ziller, 2001; MMA/ICMBIO, 2009).
7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência
regional
Severidade
high
Detalhes
O fogo é grande ameaça na região da Chapada dos Veadeiros (MMA/ICMBIO, 2009). No município de Cavalcante, devido a atividade agrícola em expansão, há intensa utilização do fogo para preparação das terras para o cultivo podendo acarretar em incêndios descontrolados com prejuízos para a biodiversidade (Lara et al., 2007).
1.3 Tourism & recreation areas
Incidência
regional
Severidade
very high
Detalhes
O turismo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros pode ser uma das principais ameaças para a espécie neste local, visto a falta de infraestrutura básica nos municípios de entorno do Parque para que esta atividade seja realizada sem impactos ambientais (MMA/ICMBio, 2009). Cavalcante tem sua economia baseada no turismo ecológico, apresentando várias cachoeiras entre as mais atrativas na região da chapada dos veadeiros, sendo a cidade localmente considerada como Parque das Cachoeiras (Damando, 2003).
7.2.10 Large dams
Incidência
local
Severidade
very high
Detalhes
A espécie foi coletada na área de influência, canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Cana Brava (G. Pereira da Silva 6438). A UHE Cana Brava, primeira grande barragem construída integralmente por uma empresa privada, está localizada na bacia do rio Tocantins, entre os municípios de Minaçu e Cavalcante (BRASIL DE FATO, 2013). A Suez-Tractebel, tem sido considerada uma das empresas que comete as maiores violações de direitos das populações atingidas e por isso tem sido alvo de constantes investigações (BRASIL DE FATO, 2013).
- VALLS, J.F.M.; OLIVEIRA, R.C.de. 2013. Paspalum in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB32316). Acesso em 21 agosto 2013.
- OLIVEIRA, R.P.; LONGHI-WAGNER, H.M.; FILGUEIRAS, T. S. et al. Poaceae. In :Plantas raras do Brasil / organizadores, Giulietti, A.M.; Rapini, A.; Andrade, M.J.G. et al – Belo Horizonte, MG : Conservação Internacional. 496 p. : il., fots. color., mapas; 26 cm. Co-editora: Universidade Estadual de Feira de Santana. ISBN: 978-85-98830-12-4. 2009
- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <www.cncflora.jbrj.gov.,br>. Acesso em 21 agosto 2013.
CNCFlora. Paspalum vallsii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Paspalum vallsii
>. Acesso em .
Última edição por Lucas Moulton em 02/12/2014 - 14:01:40